domingo, agosto 22, 2010

A vitória sobre o pecado, Utopia ou Realidade? - 4ª Parte



A vitória sobre o pecado é uma utopia ou uma realidade? Um grande debate existe nesta área, no entanto alguns questionamentos são relevantes: Deus é poderoso para nos livrar do adultério, mas não é poderoso para nos livrar do apetite sexual pervertido? Deus é poderoso para nos livrar da inveja mas não é poderoso para nos livrar da vaidade? Deus é poderoso para nos livrar do roubo mas não da cobiça? Deus é poderoso para sustentar Cristo, e Cristo manter-se ligado a Ele (João 5:19) por 33 anos sem pecado e garantir a salvação para o ser humano mas não é poderoso para o ser humano ter uma vida guiada, sustentada e transformada pelo Seu Espírito tal como Cristo? Utopia é dizer que Deus não é poderoso!

O apóstolo Judas no verso 24 nos garante que Deus “...é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória”. Deus “com alegria”, ou seja, com prazer o Senhor nos concede poder para tornar-nos irrepreensíveis e sermos por fim apresentados perante a Sua glória. Forte e poderoso é o Senhor para nos livrar de toda e qualquer tendência pecaminosa seja herdada ou cultivada, pois “...o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tess. 5:23) e o Espírito de Profecia reforça: “Deus não nos deixou lutar com o mal em nossa própria, limitada força. Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer, mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar.¹. Deus está disposto a nos conceder poder porém tem-se apresentado muitas vezes a mentira com face de verdade: não é possível vencer o pecado, nascemos com ele e morreremos com ele. Mas há uma pergunta que gostaria de vos transmitir: “...continuaremos a pecar como se fosse impossível vencermos? Como devemos vencer? Como Cristo venceu, e esta é a única maneira.²

A vitória de Cristo sobre o pecado é nosso grande estimulo e exemplo afinal de contas Cristo é nosso substituto ou nosso modelo? A resposta é: os dois. Cristo substituiu nossa morte eterna e gratuitamente nos oferece esse mérito, contudo Ele também é nosso modelo, um modelo que possui um padrão alcançável pela fé. Cristo habitando pelo Seu Espírito no homem interior, tendo pela fé em nossos corações o Rei do universo e fundamentados em amor (Efésios 3:16 e17), será possível vencer. Deus assim poderá operar tanto o Seu querer quanto o efetuar da Sua boa vontade como nos diz o apóstolos Paulo em Felipenses 2:13.

Não vos assenteis na poltrona de Satanás, dizendo que não adianta, que não podeis deixar de pecar...³ diz o Espírito Santo através de Sua serva. Satanás declarou que era impossível viver sem pecar, não desejo de forma alguma ter as palavras do príncipe das trevas em meus lábios, não as ouso declarar. Professos cristãos levantando o estandarte de Satanás proclamam em alta voz que é impossível viver sem pecar e que jamais seremos vencedores, estão fazendo das palavras do grande enganador a suas e enganado a si mesmo e a outros. Vencer como Cristo venceu é o alvo do cristão, alvo que deve ser alcançado.

Em Apocalipse 3:21 Cristo a testemunha fiel e verdadeira que não pode mentir e visa salvar as almas (Provérbios 14:5 e 25), nos diz que alguém vencerá como Ele venceu e assentar-se-á junto em Seu trono. O que Cristo venceu? Cristo venceu o mundo e tudo o que nele há, passaremos por aflições mas devemos ter bom animo, pois o mundo está vencido (João 16:33).

O mundo é constituído por três pontos segundo o apóstolos João em sua 1ª epístola no capítulo 2 versos 15 a 17:
  • Concupiscência da carne;
  • Concupiscência dos olhos;
  • Soberba da vida.
A palavra concupiscência significa profundo ou forte desejo. Os profundos desejos da carne, a glutonaria, o sexo pervertido, a música, o vestuário, a sensualidade e etc, os profundos desejos dos olhos, a inveja, a cobiça, o adultério, o roubo e etc, a soberba da vida, a ambição, poderes e bens materiais foram vencidos por Cristo e devem ser vencidos por Seus servos, afinal de contas o evangelho eterno é o poder de Deus para a salvação daquele que crê (Romanos 1:16). Mas salvar do que, você pode se perguntar. Salvar do pecado é a resposta (Mataus 1:21). “Ele não veio salvar o homem no pecado, mas do pecado. E todos que sentem a necessidade de um Salvador, e vão até Ele crendo em Seu poder, obterão a vitória sobre o pecado.4

Mas, ainda “...que um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” diz o apóstolo em Gálatas 1:6-10. Sejam homens de boa fala e reverente aparência, seja pastor, seja membro, seja profeta e seja até mesmo um anjo ao falarem de outro evangelho senão o poder de Deus para salvar o homem do pecado seja ANÁTEMA. “Podem os homens professar crer no evangelho; mas a não ser que sejam por ele santificados, nada vale sua religião. Se não obtiverem vitória sobre o pecado, este estará obtendo vitória sobre eles.5.

Servos ou livres? O que somos!? Deus anceia nos libertar, mas até onde estamos dispostos a abrir mão do nosso EU e sobre a Pedra nos quebrantarmos? Uma vida de orgulho, de amor ao mundo e aos prazeres nos levará ao inferno. Temos nós real consciência do preço pago por Cristo e qual o resultado de rejeitar essa divida quitada em nossa vidas? Nós entendemos realmente o que nos aguarda caso sejamos condenados perante o tribunal de Deus?

Venceremos o pecado ou ele nos vencerá, duas escolhas, dois resultados e dois destinos sendo ambos eternos. Qual você escolherá, a vida ou a morte eterna? Contudo “a condição de vida eterna é hoje justamente a mesma que sempre foi - exatamente a mesma que foi no paraíso, antes da queda de nossos primeiros pais - perfeita obediência à lei de Deus, perfeita justiça.6 e “se as portas da santa cidade se hão de abrir para nós completamente, se havemos de ver o Rei em Sua beleza, temos de vencer agora como Cristo venceu. ... Ele depôs Suas vestes reais, Sua alta autoridade, as riquezas, e por amor de nós Se fez pobre, a fim de podermos entrar na posse de uma herança imortal. Em nosso favor Ele enfrentou e venceu o príncipe das trevas7.

Que o Senhor nos abençoe...


Referências
1- A Ciência do Bom Viver, págs. 175 e 176;
2- Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 195;
3- Cuidado de Deus – MM 1995, pág. 110;
4- ST, February 24, 1898 par. 13;
5- Parábolas de Jesus, pág. 50 e 51;
6- Caminhos a Cristo, pág. 62;
7- Filhos e Filhas de Deus – MM 1956, pág. 371.

FONTE: http://literalmenteverdade.blogspot.com/